É um dos tratamentos mais modernos que temos para dores crônicas do sistema músculo-esquelético, como tendinopatias, pontos gatilho, calcificações e pseudartrose.
Seus principais efeitos são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade.
Somado ao beneficio da terapia ser um procedimento não cirúrgico, sem necessidade de analgésicos, e ideal para acelerar a recuperação de várias indicações de dor aguda ou crônica.
Existem dois tipos de TOC (terapia por ondas de choque), sendo a focal e a radial. Cada uma possui uma indicação específica.
Em suma, A TOC RADIAL é utilizada para tecidos mais superficiais e a TOC FOCAL para tecidos mais profundos, pois atinge até 6,5cm abaixo da pele.
Para que serve: bursites, tendinites, artrose, artrite, esporão do calcâneo, fascite plantar, hérnia de disco, dor miofascial, lesão no menisco ou demais lesões, dores nas costas e outras.
Resultado: melhora da inflamação nos tecidos, cicatrização deles, melhora da dor e também pode ser usada para prevenção de lesões.
Tempo do procedimento: 20 a 30 minutos por sessão.
Duração do tratamento: vai depender da queixa e da resposta individual de cada paciente (normalmente de 3 a 5 sessões).
Precauções: evitar exposição solar no pós-procedimento. Não pode ser realizada em crianças, adolescentes e grávidas.
Outras informações: normalmente é um tratamento combinado com outros, como o laser de alta intensidade ou a infiltração com ortobiológicos.